A SAÚDE GERAL E BUCAL DA MULHER

Há uma relação entre minha saúde bucal e minha saúde geral?

No caso das mulheres, um número cada vez maior de estudos relaciona as enfermidades gengivais

com uma variedade de problemas que afetam a saúde da mulher. Como a gengivite é uma infecção

causada por bactérias, estas podem entrar na corrente sangüínea e tornar-se causa de outras

complicações:

Problemas cardíacos: Indivíduos com gengivite correm um risco maior de ter problemas

cardíacos, com o dobro de possibilidade de sofrerem ataques fatais.

Derrame: Um estudo revelou a existência de uma relação causal entre infecções bucais e risco

de derrame ou também conhecido como acidente vascular cerebral (AVC). (2)

Diabetes: Os diabéticos são mais propensos a terem gengivite e nestes indivíduos é mais

difícil controlar o açúcar no sangue. A gengivite pode ser um fator de risco para o diabético,

mesmo em indivíduos com açúcar controlado.(3)

Problemas respiratórios: Bactérias que se desenvolvem na cavidade bucal podem chegar até

os pulmões e causar doenças das vias respiratórias, tal como a pneumonia, especialmente em

pessoas que têm gengivite. (4)

Resultados da gestação: As gestantes com gengivite podem estar mais propensas a partos

prematuros ou terem bebês de menor peso ao nascer. A gengivite também pode aumentar o

nível dos líquidos biológicos que estimulam o parto.(4)

Como a gengivite em geral não dói, muitas mulheres só notam que têm o problema quando este já

está em estado avançado. A melhor defesa é a cuidadosa higiene bucal diária com uma boa

escovação e o uso de fio dental e as consultas regulares com seu dentista.

Os requisitos relacionados à saúde bucal mudam com o passar do tempo?

A mulher tem necessidades especiais relacionadas à saúde bucal nas diversas fases da vida. As

mudanças nos níveis de hormônio que ocorrem na puberdade, seguidas da menstruação, gravidez

e menopausa tornam as gengivas mais sensíveis à placa bacteriana.

Nessas etapas da vida, as mulheres não podem esquecer de escovar e usar fio dental todos os

dias, para evitar a gengivite.