Curso de Auxiliar em Saúde Bucal da ABO/NF

RECONHECIDO PELO CONSELHO REGIONAL DE ODONTOLOGIA E PELO MEC


O ALUNO PODERÁ TIRAR SUA CARTEIRA PROFISSIONAL ATRAVÉS DO CRO-RJ QUE TERÁ VALOR LEGAL COMO IDENTIDADE EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL

APRESENTAÇÃO
É de fundamental importância a introdução efetiva da Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) na equipe para racionalização do trabalho odontológico, eliminando manobras não produtivas, permitindo produzir mais e melhor dentro da menor unidade de tempo com menos esforço, maior produtividade e maiores rendimentos, ao mesmo tempo em que dá mais conforto e segurança ao paciente e a equipe de saúde bucal em relação a biossegurança.

OBJETIVO GERAL
Formação de um profissional com perfil que atenda as necessidades da equipe de saúde bucal tanto administrativamente quanto na clínica.

OBJETIVO ESPECÍFICO
Construir currículos estruturados no modelo de competências.

1- Desenvolver habilidades e competências dentro das atribuições, gerando a capacidade de enfrentar seus obstáculos - com iniciativa e responsabilidade.

2- Aptidão para interagir com outros atores para mobilizar suas capacidades.

3- Visualizar o desempenho de atividades essenciais para atuação em entidades educacionais, PSF, clínicas pública e privada, empresas, prefeituras, áreas rurais e outros, na implementação de programas de promoção, prevenção, educação e recuperação da saúde bucal colaborando no alcance de metas da OMS.

PUBLICO ALVO
Indivíduos com formação de ensino fundamental completo que tiverem perfil e interesse na área de saúde bucal e social, com enfoque de educação e promoção de saúde.

DURAÇÃO - MÓDULOS
A duração é de 12 meses. O estágio poderá ser realizado em consultórios odontológicos, serviços públicos, clínicas particulares, em qualquer especialidade, possibilitando o aprendizado prático e diversificado.

METODOLOGIA
O currículo mínimo para a formação do ASB é constituído por um elenco de matérias profissionalizantes e instrumentais com base na estruturação das atividades que visam desenvolver conhecimentos, aquisição de habilidades e destrezas requeridas pelo perfil profissional desta habilitação, para atuar na área da saúde bucal. Todo esse conjunto de atividades pedagógicas está estruturado em unidades didáticas que se agrupam em áreas curriculares.

Cada uma das unidades didáticas abrange conhecimentos, competências e habilidades de um conjunto de práticas específicas que compõem o perfil profissional. Essas unidades são compostas por uma série de atividades, organizadas em forma sequenciada, levando os alunos a integralizar os conhecimentos e desenvolver condições para desempenharem suas funções.

MÓDULOS
ÉTICA
BIOSSEGURANÇA
INSTRUMENTAÇÃO E ERGONOMIA
ANATOMIA GERAL E BUCAL
MATERIAIS DENTÁRIOS
ESPECIALIDADES
RADIOLOGIA
SAÚDE PÚBLICA
ADMINISTRAÇÃO CLÍNICA E MARKETING

TURMAS
Quartas (Noite - 18h30 às 22h00)

Dra. Mônica Rosa Araújo de Vries
Responsável Técnico