Fixo:  Celular 1:   Celular 2:
  (22) 2541-1164
(22) 9-9961-9096
(22) 9 9706 4720
E-mail : contato@odontomonica.com.br

Artigos

 

Clareamento
 

O Journal of the American Dental Association calcula que 90 porcento dos dentistas realizam clareamento, um procedimento que branqueia os dentes e ajuda a remover manchas e descolorações. O clareamento dental está entre os procedimentos dentais cosméticos mais populares porque ele pode melhorar de maneira significante o aspecto dos dentes, a um custo muito mais baixo e menos inconveniente do que outras técnicas, como as coroas. 

O clareamento pode não ser apropriado se seus dentes apresentarem cáries grandes. Primeiramente, elas devem ser tratadas. Porém, se sua queixa é o aspecto escurecido dos seus dentes, o clareamento pode fazer uma boa diferença.
 

Em que consiste o procedimento

Existem duas abordagens principais no clareamento dental: o clareamento feito no consultório e aquele feito em casa. As duas abordagens podem ser igualmente eficientes, mas, o procedimento feito em consultório, tem a vantagem de permitir que o dentista supervisione o processo - e seu progresso - mais de perto. 

O clareamento feito em consultório geralmente leva de 30 minutos a uma hora e pode precisar de três visitas ao dentista. A seguir o que se pode esperar:

§         Seu dentista começará fazendo um histórico completo do caso para saber como os dentes mudaram de cor. Tipos diferentes de manchas - aquelas causadas por tetraciclina, cigarros ou café, por exemplo - respondem de maneira diferente ao tratamento.

§         Seu dentista provavelmente irá fotografar os dentes, o que servirá como referência para monitorar o progresso do tratamento. O dentista também irá determinar o tipo e gravidade da mancha.

§         Quando o exame estiver completo, um higienista dental irá limpar seus dentes. Uma vez terminado esse procedimento, o clareamento sera iniciado.

§         Seu dentista aplicará um gel nas gengivas para protegê-las do agente clareador. Em seguida, o produto será aplicado. A substância mais comum utilizada para clareamento no consultório é o peróxido de hidrogênio. Alguns agentes clareadores são ativados por luzes especiais.

§         Se seus dentes estiverem muito manchados, você pode precisar de um clareamento mais intenso do que aquele que pode ser realizado no consultório. Seu dentista pode lhe fornecer uma moldeira feita sob medida, que é preenchida com um gel clareador e que deve ser utilizada várias horas por dia, geralmente durante a noite.

§         O clareamento normalmente não causa efeitos colaterais, embora algumas pessoas possam exibir um aumento temporário na sensibilidade dos dentes. Também pode ocorrer leve irritação das gengivas.
 

Clareamento com laser 

Alguns dentistas começaram a utilizar o laser como uma alternativa de alta velocidade aos procedimentos de clareamento convencionais. Os consumidores gostam dos aspectos de alta tecnologia dos tratamentos com laser, mas a tecnologia ainda é muito recente - e muito cara - para justificar o uso generalizado. A American Dental Association afirma que, embora a técnica possa ser segura, ainda não foram publicados dados sobre a segurança e eficácia do uso de laser para clareamento dental.


 

Voltar