Fixo:  Celular 1:   Celular 2:
  (22) 2541-1164
(22) 9-9961-9096
(22) 9 9706 4720
E-mail : contato@odontomonica.com.br

Artigos

A dieta e os dentes da criança

O alimento do seu filho é importante para a saúde dos dentes, mas também são muito importantes os horários e a freqüência da alimentação. Uma dieta balanceada é importante para a saúde dos dentes a longo-prazo - assim os dentes se desenvolvem de maneira adequada e as gengivas se tornam saudáveis. Mas os horários e freqüência com que seu filho se alimenta podem ter efeitos mais imediatos. 

As cáries podem se desenvolver quando permitimos que alimentos que contem carboidratos permaneçam ou na boca ou sobre os dentes por longo período de tempo. Bactérias que vivem na boca se deleitam com partículas desses alimentos e criam um ácido que corrói o esmalte do dente. O tempo entre as refeições permite que a saliva remova esse ácido. O hábito de petiscar a toda hora mantém o ambiente bucal ácido e propenso à cárie. 

Quando a maioria das pessoas pensa em açúcar, elas pensam na sacarose, que é encontrada em balas e doces. Porém, todos os alimentos contendo carboidratos acabam se quebrando em açúcares simples. Pesquisas mostram que as bactérias não discriminam. Elas gostam de pretzels e batatinhas chips tanto quanto de pirulitos.

Aqui vão algumas dicas para os lanches e para a hora das refeições:

§         Ofereça ao seu filho lanches saudáveis, como frutas frescas, vegetais e queijos

§         Compre alimentos sem açúcar ou adoçados com adoçantes

§         Sirva os doces e salgadinhos como parte da refeição principal em vez de servi-los como lanche. A maioria das crianças gosta de beber junto com as refeições, o que facilita a remoção das partículas de alimentos dos dentes. A saliva também tem grande participação na limpeza dos dentes.

§         Tente evitar alimentos pegajosos, a menos que seu filho planeje escovar os dentes imediatamente após ingeri-los. Esses alimentos grudam nos espaços entre os dentes e é difícil removê-los dos sulcos presentes na superfície dos dentes. Alguns desses alimentos, que apresentam maior capacidade de provocar cáries, podem surpreendê-lo: 
- Biscoitos recheados com creme 
- Figos secos 
- Barrinhas de cereais 
- Balas de goma 
- Biscoitos de aveia 
- Biscoitos com pasta de amendoim 
- Simples sonhos 
- Batatinhas chips e pretzels 
- Bolinhos de aveia recheados com uvas passas

§         Ofereça menos lanches. Se seu filho come com muita freqüência, a acidez dentro da boca permanece alta por períodos de tempo mais longos.

§         Depois de comer o lanche, certifique-se de que os dentes de seu filho sejam escovados. Se isso não for possível, faça-o enxaguar a boca várias vezes.

§         Estimule seu filho a escolher gomas de mascar adoçadas com xilitol ou sem-açúcar.

§         Nunca leve seu filho para cama com uma mamadeira cheia de leite, suco ou refrigerante.


Voltar